02 novembro 2008

A Turma (Entre les Murs), de Laurent Cantet

"A Turma" ("Entre les Murs") é um filme de Laurent Cantet. Foi galardoado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes 2008.
O filme segue a vida de um professor e da sua turma numa escola de um bairro problemático de Paris, mostrando os contrastes multiculturais dos grandes centros urbanos de todo o mundo, nomeadamente de França.
Sinopse: O professor François (interpretado por François Bégaudeau, autor do livro que foi o ponto de partida para este filme) e os seus colegas, preparam-se para um novo ano escolar. Cheios de boas intenções, estão decididos a não deixarem que o desencorajamento os impeça de tentar dar a melhor educação aos seus alunos.
Mas as culturas e as atitudes diferentes colidem frequentemente dentro da sala de aula. François insiste num atmosfera de respeito e empenho. Mas tudo é posto à prova quando os estudantes começam a desafiar os seus métodos.
A turma é composta por actores não-profissionais, escolhidos entre alunos de um liceu francês, com quem o realizador trabalhou todas as semanas durante um ano lectivo em ateliês de improvisação. O filme é considerado um retrato exemplar das questões da educação e do desafio de ensinar.

Sem comentários: