03 novembro 2008

Humberto Delgado e a cidade do Porto


O Meu Coração Ficará no Porto é um título com reminiscências históricas, que evoca D. Pedro IV (1798-1834), o combatente do liberalismo cujo coração está depositado na Igreja da Lapa naquela cidade. Embora seja sobre um outro protagonista da História portuguesa: o General Humberto Delgado (1906-1965) e sobre a visita de campanha que fez ao Porto já lá vão 50 anos. Humberto Delgado, recorde-se, ousou enfrentar Salazar e disputar a eleição para a Presidência da República contra o regime do Estado Novo.

A viagem do general Coca-Cola (como depriciativamente era designado pelos homens do Estado Novo) ao Porto, no dia 14 de Maio de 1958, proporcionou uma das maiores manifestações anti-salazaristas de sempre.

A evocação do cinquentenário desse comício foi o pretexto para Jorge Campos realizar o documentário O Meu Coração Ficará no Porto, que hoje é apresentado na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, na abertura do 5.º Ciclo de Fotografia e Cinema Documental.

O documentarista e ex-jornalista da RTP registou, a 14 de Maio de 2008, "a evocação desse dia memorável em que o Porto saiu à rua numa manifestação sem precedentes, para sempre ligada ao destino do General sem Medo".

Sem comentários: