24 novembro 2008

Aos saltos... um coelhinho de olhos vermelhos


O dia hoje amanheceu com céu limpo e o sol dá um ar da sua graça, embora corra uma aragem fresca. Em dias como o de hoje algo pula e aos pulos o mundo avança (hoje deu-nos para estas homilias poéticas): a Casa Pia volta às parangonas, depois da histeria e de o assunto ter deixado cicatrizes no PS. Cavaco Silva sentiu-se apertado e emitiu um comunicado sobre a sua não ligação ao BPN. O assunto ainda vai continuar a fazer correr tinta, tanto mais que a vítima é agora o PSD. Por falar em PSD, esse partido continua à espera do messias que o leve à vitória. E já vão qutro líderes queimados. Se o PS repetir a maioria será que o PSD aguenta ou ir-se-á desfazendo aos poucos?

A pouco e pouco, a Europa tenta fórmulas para evitar os efeitos da crise. Aquilo que parecia o ai jesus de todos os governos revela-se, afinal, facilmente contornável. Ou seja, a ganância financeira continua a ditar a política económica.

A ganância tem outro rosto: o cimento. No país vizinho consome-se com fartura. Para fazer crescer a economia. O pior é que daqui a alguns anos será esse mesmo cimento o busílis da questão e haverá quem exija ao Estado que limpe o que deixou sujar, isso se quiser manter o tão desejado turismo. Será possível conciliar turismo de massas com turismo de dieta vegetarina?

Poderíamos continuar neste rol de miudezas um tanto ou quanto deprimentes, mas preferimos terminá-lo com uma boa notícia. O coração sofre tantos atentados que às vezes claudica. Ora, uma equipa liderada por Lino Ferreira, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e do Biocant – Centro de Inovação e Biotecnologia, pôs em marcha um projecto que procura desenvolver novas terapias com células estaminais para a regeneração do músculo cardíaco pós-enfarte. E foi por isso premiado. Parabéns. E haja saúde!

Sem comentários: