26 novembro 2008

Batman (1939-2008)


Batman não chega aos 70 anos. Bye bye homem morcego. Mas uma questão permanece? E Bruce Wayne? Também vai desta para melhor?

O desenlace da história poderá ser visto no mais recente número da série - "R.I.P. Batman". Um dos maiores mistérios é quem será o responsável pelo seu desaparecimento.

Batman é o alter-ego de Bruce Wayne, empresário e filantropo bilionário, que perdeu os pais quando ainda era miúdo. Terá sido essa a razão que o fez desenvolver as suas capacidades de lutador contra o mal e o banditismo. Pois o ter sido testemunha do assassinato dos pais levou-o a querer compreender a mente criminosa. Treinou todo o tipo de artes marciais e técnicas de combate (como os pais foram mortos com tiros de revólver, sempre teve aversão a armas de fogo), buscando a perfeição física e intelectual. Criou um uniforme inspirado no que o amedrontava em criança: morcegos.

Ao contrário de outros super-heróis, Batman não tem qualquer poder sobre-humano, servindo-se apenas do intelecto, da tecnologia, do dinheiro e de um físico altamente treinado. A sua casa é uma mistura de castelo gótico e laboratório, possuindo uma caverna com tecnologia de ponta.

Bruce Wayne terá nascido em 1910, filho do Dr. Thomas Wayne e de Martha. Bruce foi para a Mansão Wayne onde teve uma vida feliz e saudável até os oito anos, quando seus pais foram mortos por Joe Chill, um ladrãozeco, quando voltavam para casa depois de assistir a um filme. A educação de Bruce esteve a cargo de seu tio, Philip Wayne.

Os anos foram passando e Batman manteve-se sempre um homem robusto e próspero, apaixonado, atencioso, implacável. As peripécias da sua vida, as aventuras foram acompanhando as épocas, conseguindo sempre seduzir leitores. No último quartel do século XX, chegou ao celulóide e já houve vários filmes de Batman.

Em qualquer história do Batman surge a figura do mordomo, Alfred Thaddeus Crane Pennyworth. É um mordomo altamente dotado, não só com conhecimentos de medicina como de tecnologia.

Sem comentários: