27 novembro 2008

Acordo ortográfico: ajuda


O acordo ortográfico, pese embora os problemas que vai colocar, é uma realidade e não tarda vai começar o sururu. A Porto Editora, antecipando-se ao desaguizado e querendo fidelizar os interessados por essa coisa que á língua portuguesa, resolveu criar um sítio que coverte o português que escrevemos no português que iremos passar a escrever. Chamaram-lhe Português exacto.

Diz a Porto Editora: Português Exacto «é um sítio com uma estrutura linear, onde rapidamente se pode aceder aos três módulos principais disponibilizados na área central: Conversor do Acordo Ortográfico, Dúvidas Resolvidas e Analisador Morfológico.
Como a própria designação indica, o primeiro módulo converte qualquer palavra escrita na grafia actual para a versão Acordo Ortográfico. O funcionamento não poderia ser mais fácil e prático: na janela superior do módulo insere-se o texto que se pretende converter – por exemplo, “Em Dezembro, será óptimo actualizar e adoptar o projecto” – e, após clicar no respectivo botão, na janela inferior surgirá a sua variante (“Em dezembro, será ótimo atualizar e adotar o projeto”).
De sublinhar que este módulo permite a consulta da mais significativa documentação referente ao Acordo Ortográfico, desde o Guia que explica as mudanças introduzidas aos diplomas oficiais de 1945 e 1990.
No espaço Dúvidas Resolvidas, o utilizador pode esclarecer inúmeras questões e dificuldades ortográficas. Basta digitar uma letra e surge uma lista de exemplos para seleccionar de acordo com a consulta que se quer efectuar. Do lado direito, tem-se acesso a uma relação das dúvidas mais pesquisadas, com comunicação directa à resposta.
Bastante útil é o módulo Analisador Morfológico. De uma forma funcional e imediata, é possível conhecer a classificação morfológica de qualquer vocábulo e, inclusivamente, aceder a tabelas de conjugação verbal (no caso de formas verbais) e de flexão nominal e adjectival (no caso de nomes e adjectivos).
Para além destas ferramentas, o Português Exacto permite uma pesquisa directa na Infopédia, através de uma janela colocada no lado direito do ecrã, e apresenta, diariamente, a Palavra do dia, que consiste no destaque de uma entrada, ou parte de uma entrada, do dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora. Por último, na área Novidades são destacados outros conteúdos linguísticos de interesse para os utilizadores.»

Amanhã poderão ver a notícia difundida nos jornais.

1 comentário:

Anónimo disse...

O aspecto das palavras do novo português deixam-me incomodado e triste.
Não sei se alguma vez me vou habituar. Sinto-me violentado...

Parabéns pelo blog: qualidade e bom gosto.

Rogério Pereira

http://rogerio-pereira.blogspot.com/