08 setembro 2008

Problemas com o ordenamento do território português 2

Uma das causas do mau ordenamento do território deve-se talvez ao êxodo rural. Grande parte da população da grande Lisboa é migrante (políticos incluídos). E como fugiram à miséria, querem esquecê-la e votam o interior ao abandono. A política não existe para mudar as coisas, mas para uns poucos se governarem, como diz o Zé Povinho, que sabe muito de aldeias, migrações e vergonhas.
O resto do maralhal olha para o umbigo e para o seu quintal e como o interior fica muito longe, encolhe os ombros, puxa um escarro (ou uma larada, como preferirem) e segue adiante. Em comum, o mesmo ódio ao verde e às árvores e o mesmo gosto pelas frases lambidas e pelo betão.

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdade, mas não podemos tornar a ulpa àqueles que partem para os grandes centrus urbanos, pois eles vão à procura de melhores condições de vida que no meio rural não encontram.

A culpa deve ser tornada aos sucessivos dirigentes políticos, tanto os sucessivos governos como as autarquias, pois isto é um problema de ordenamento do território. É obrigação dos dirigntes polítios fazerem o máximo para melhorara a qualidade de vida nos meios rurais.