06 setembro 2008

Se uma mosca incomoda muita gente...

Os filmes para crianças, quais defensores e amigos da natureza, vendem a ideia de que ratos, formigas, abelhas e outros animais são nossos amigos. Mas não são. São até uns verdadeiros estupores.
Senão veja-se o raio da mosca. Zumbe. Pousa e dejecta onde não deve. Embaraça. Estraga a fruta. No Algarve foram 6 mil (uau!) toneladas de citrinos prò galheiro. Tudo por causa da mosca. Assim, quando alguém te perguntar. Estás com a mosca? O melhor é dizer que não. Evita o recurso ao insecticida ou desparasitante e não se sente culpado pelo preço a que chegarão laranjas, clementinas e limões ao mercado.
O presidente da União de Produtores Hortofrutícolas do Algarve (Uniprofrutal) nem dorme sossegado por causa da mosca. Diz ele que «Se não conseguirmos conter a mosca da fruta, as populações destas pragas vão crescer de forma geométrica e matar as culturas frutícolas de todo o país». Estão a ver como é? A mosca chateia-nos em casa e a gente, para exigir um subsídio, um apoio, solidariedade, enche logo a boca com Portugal inteiro.
Arre, mosca, vai chatear outro.

Sem comentários: