16 setembro 2008

Juan Roget e o telescópio

Quem foi Juan Roget? Nick Pelling diz que foi o inventor do aparelho óptico. Um aparelho em forma de tubo que combinava um par de lentes gémeas e permitia ver com nitidez pessoas e coisas situadas a várias centenas de metros de distância.
A história reza doutra maneira. E atribui aos holandeses a patente da invenção. Hans Lipperhey, Jacob Metius e Zacharias Janssen (todos em 1608). Ora, ao que parece, o invento fora afinal comprado em Barcelona. E ainda tardou em chegar à Holanda.
Segundo Pelling, foi na capital da região da Catalunha que um homem comprou o telescópio. Daí partiu para a Alemanha, para tentar vender o objecto na feira de Frankfurt, onde anualmente eram apresentados os mais recentes livros e descobertas científicas. Ao que parece, foi esse homem que entregou o telescópio do catalão Juan Roget a Zacharias Janssen, para que este último vendesse o artefacto e dividisse os lucros. Mas Janssen ficou abismado com a maravilha que tinha em mãos e não conseguiu desfazer-se do objecto. Ao invés, partiu para a terra natal com a intenção de tentar construir algo semelhante. O problema é que Janssen não tinha conhecimentos que permitissem desenvolver relíquia idêntica. Por isso, encontrou-se com Hans Lipperhey e Jacob Metius para lhes pedir auxílio e duas lentes ópticas – que, na altura, não tinha em seu poder. Zacharias Janssen só mais tarde percebeu o erro que estava a cometer: tanto Metius como Lipperhey copiaram o objecto e registaram a patente.
Juan Roget morreu entre 1617 e 1624, provavelmente sem nunca ter compreendido a real dimensão da sua invenção. Ao longo dos séculos, o telescópio foi utilizado em diferentes áreas e ciências.
No início, era sobretudo útil em cenários de guerra. Mas não tardou muito até Galileu Galilei (o astrónomo italiano que descobriu que o planeta Terra tem formas arredondadas) usar o artefacto nas suas investigações.
Galileu construiu, ao longo da vida, diversas versões do telescópio, e foi, possivelmente, o principal motor da evolução do objecto. O telescópio é hoje um instrumento de precisão muito elevada, servindo diferentes ramos da ciência.
Fonte: Público

Sem comentários: