16 setembro 2008

Martialis heureka




A Martialis heureka tem características suficientes para ser considerada uma formiga, mas é tão diferente de tudo o que já se viu que os cientistas criaram uma nova sub-família, Martialinae, só para ela.


Martialis heureka porquê? Martialis, por causa de Marte, e Heureka, de eureka, “descobri!”


Há 85 anos, desde 1923, que não se criava uma nova sub-família de uma espécie de formiga viva, as que se têm sido criadas foram a partir de formigas fósseis.


A descoberta aconteceu na Amazónia. A formiga era tão diferente do que se conhece que poderia ter vindo de Marte. O que obrigou a equipa da Universidade do Texas, em Austin, a criar essa nova sub-família.


A espécie tem dois ou três milímetros de comprimento, não tem olhos, tem duas grandes mandíbulas, as patas dianteiras são finas e mais compridas que o normal. Todas estas características indicam que habita no solo, raramente vê a luz do dia e alimenta-se de outros animais como insectos, artrópodes ou anelídeos.


A nova espécie de formiga está escondida no solo, num ambiente tropical estável, que é potencialmente menos competitivo. Esta espécie pode ser uma relíquia que reteve características morfológicas ancestrais.


A análise genética confirmou que estava na base da árvore evolutiva das formigas. Segundo um dos cientistas "Esta descoberta suporta a ideia de que as formigas cegas dos subterrâneos que são predadoras, apareceram no início da evolução das formigas".


As formigas apareceram há 120 milhões de anos a partir dos antepassados das vespas. A evolução foi rápida e deu lugar a muitas linhagens, com as espécies a adaptarem-se a vários ambientes.




Fonte: Público

Sem comentários: