13 setembro 2008

O Nobel da literatura para Sócrates. Aquilo é que é um escritor

O primeiro ministro fala de uma maneira esquisita. Enreda-se nos assuntos e aquilo que diz fica tão embrulhado que não se chega a perceber se está a falar ou a chupar alguma pastilha para a azia.
Errata: Onde está primeiro ministro devia estar secretário geral do partido socialista.
Vejamos as frases de JSPS (Sócrates, para abreviar).
Frase 1 - "As mudanças que fizemos na educação foram orientadas por um desejo honesto de um Governo honesto que quis apenas aplicar um programa para servir o interesse geral."
Frase 2 - "Nenhum programa político pode ter sucesso na economia global sem uma aposta na educação".
Frase 3 - "O nosso programa político visa um país mais competitivo, mas também um país mais justo, onde ninguém fique para trás. O nosso país tem desigualdades, que são verdadeiramente causadas por desigualdades na educação".
Frase 4 - "As mudanças introduzidas nos últimos três anos criaram um verdadeiro movimento nas escolas públicas. Quem honestamente e objectivamente olhar para a escola de hoje e a comparar com a realidade de há três anos atrás, não pode deixar de concluir que está melhor".
1 - O que éum desejo honesto? Há desejos que não são honestos?
O que é o interesse geral? O que está na cabeça de Sócrates?
2 - Madames e méssiôres fétes vôs jâ: apostai na educação. Talvez seja um complemento que Sócrates criou para os apostadores portugueses do euromilhões.
3 - Visa, Mastercard, and so one. Com viseira e sem viseira, durante o reinado socrático o fosso entre pobres e ricos cavou-se ainda mais e os pobres vão ficando cada vez mais pobres. Deve ser a isso que se refere quando fala em ninguém ficar para trás. E de quem é a culpa? Ora, da educação, claro. Se não fossem os ranhosos dos professores ia tudo para Medicina, ganhava tudo muito bem e Sócrates estava em casa a fazer tricot ou projectos engenheiros.
4 - As escolas antes de Sócrates estavam coladas ao chão. Com as suas inovadoras técnicas de engenharia, as escolas voam, planam, mergulham. São helicópteros, aviões, submarinos. De facto, as escolas assim são muitos melhores. Palmas para o engenheiro e o Nobel da literatura para quem inventa tanto. Portugal até já parece a Colômbia ou outro país do mágico realismo socialista.

Sem comentários: