16 setembro 2008

Encher os bolsos e...

A frase é atribuída a Karl Marx: "Sem sombra de dúvida, a vontade do capitalista consiste em encher os bolsos, o mais que possa. E o que temos a fazer não é divagar acerca da sua vontade, mas investigar o seu poder, os limites desse poder e o carácter desses limites."
Ora a investigação não se faz, como se bastassem constatações do tipo: há crise. E nós, que não somos economistas, muito menos gente com traquejo na alta finança, ouvimos que há crise e encolhemos os ombros, como se não fosse nada connosco.
Se não fosse nada connosco que levaria os barões da alta finança a deixar cair as suas apreensões? Por exemplo, a do director-geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, que descreveu a actual crise financeira mundial como «nunca vista», uma vez que está a afectar os EUA, o «coração do sistema» e não a sua «periferia», algo que vai afectar todo o mundo, pois «toda a economia mundial vai desacelerar entre meio ponto e dois pontos», incluindo a China e os países europeus.
O que se passa com os grandes bancos e as grandes seguradoras dos EUA para estarem tão mal?
Será que se distraíram e deram demasiado dinheiro aos pobres? Ou será que a gula foi excessiva e agora já não conseguem vomitar?

Sem comentários: