05 setembro 2008

Mais polícias pra quê?

Os Ladrões de Bicicletas dão algumas pistas. Os Zero de Conduta também. Nem toda a gente pensa que mais polícias é sinónimo de mais segurança. Há quem tema que seja precisamente o contrário.
São duas amostras muito significativas. Transcrevesmos algumas linhas de ambos, para poupar o trabalho aos mais cansados.
In Zero de Conduta:
«Não é aceitável suspender a presunção de inocência de todos os moradores de um bairro pelo simples facto de que, vivendo num bairro social, encaixam na percepção pública sobre a origem da criminalidade e marginalidade. Mas foi isso que aconteceu. Para sossegar a consciência de quem está a ver o noticiário da noite, milhares de pessoas têm sido impedidas de entrar ou sair do seu bairro, são revistadas, interrogadas, casas são reviradas do avesso e temos helicópteros a rasar os tectos ia a madrugada bem alta. Bairros inteiros foram conotados, perante o país, como sendo os responsáveis pelo crime violento que tem assaltados as televisões nos últimos dias. A PSP diz que escolhe os locais das suas acções com “base cientifica”. Estranha ciência que começa e acaba nos bairros sociais, onde as pessoas não têm acesso privilegiado à comunicação social, a advogados ou aos meios de defesa que abundam em qualquer condomínio ou bairro da classe média. Mas, no que é que tem dado esta ímpar mobilização dos recursos do Estado e a convocação científica da polícia? De acordo com os números fornecidos pela própria PSP, a mobilização de mais de 1100 agentes, durante vários dias na zona de Lisboa e Porto, conduziu à apreensão de 8 armas e fogo e 3 armas brancas...»
In Ladrões de Bicicletas:
«Portugal tem um polícia para cada 227 habitantes, quando a média europeia é de um para 350. E o governo, num contexto de suposta contenção orçamental, prometeu formar mais dois mil polícias nos próximos tempos, assinalando assim a sua aposta num reforço muito selectivo da provisão pública. A segurança privada, por sua vez, é um dos poucos sectores económicos a registar um crescimento assinalável nos últimos anos de estagnação económica, expandindo-se com apoio do Estado, já que o sector público tem um peso de 30% na facturação do sector.»

1 comentário:

Anónimo disse...

Exmo. Sr. Proprietário do Blog Pisca

Venho por este meio informar que terei todo o gosto em relatar qual a nossa filosofia, que espécies foram plantadas e queremos plantar e até mesmo convidar Vossa Ex.ª a participar em uma das nossas reflorestações se assim entender.

Como não vi nenhum contacto de e-mail para onde possa enviar o nosso comunicado agradecia que nos fosse indicado para qual poderemos enviar um e-mail.

Aproveito ainda para dizer que o nosso site está em reestruturação e por isso com algumas lacunas na informação que devia estar a ser prestada. No entanto no final do mês estará tudo completamente operacional. Visite www.florestaunida.com e poderá ver.

Departamento de Comunicação,