17 dezembro 2008

Isabel dos Santos


Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano, entrou no capital do Banco Português de Investimento (BPI), adquirindo (por cerca de 164 milhões de euros) ao Banco Comercial Português a posição de 9,69 por cento que este detinha no grupo liderado por Fernando Ulrich.

Isabel dos Santos iniciou-se nos negócios em 1997 à frente da empresa Urbana 2000 que monopoliza um negócio de limpeza e saneamento de Luanda, com contratos anuais de 10 milhões de dólares. É proprietária da Geni, sociedade fundada com o brigadeiro Leopoldino Fragosos do Nascimento, chefe se comunicações da Presidência, tendo como outros sócios António Van-Dúnem, ex-secretário do Conselho de Ministros, e Manuel Augusto da Fonseca, do Gabinete juridico da Sonangol; em conjunto com a Portugal Telecom detem 50% da Unitel a maior operadora de telefones móveis angolana.

Esta licenciada em engenharia electrotécnica, que possui conhecimentos em gestão de empresas, depressa começou a vingar no mundo dos negócios, dominado pela "nomenklatura" do partido do poder, o MPLA. Em finais dos anos de 1990 entra no negócio dos diamantes, a segunda maior fonte de receitas depois do petróleo.

O seu poder de sedução é grande. Não espanta por isso que já a tenham apresentado como "uma boa empresária", "extremamente dinâmica e inteligente", "profissional" e, apesar de ser uma "dura negociante", é "correcta", além de "afável", "simpática" e "bonita".

Isabel dos Santos pode queixar-se de uns quantos que a vêem como a filha do presidente. Mas a verdade é que não fora essa filiação dificilmente a veríamos em certos negócios. Pela simples razão de que... não há almoços grátis.

Informações recolhidas aqui e aqui.

2 comentários:

Planetas - Bruno disse...

Nem mais!

Anónimo disse...

Claro que é por ser competente! Nem outra coisa se iria pensar! O dinheiro do pai e a sua posição adquirida e mantida com a razão da força, nada ajudou! É preciso não conhecermos Angola e a máfia Angolana para acreditarmos no conto de fadas!