05 dezembro 2008

Ingmar Bergman (1918-2007)


Textos e entrevistas do realizador, muitas das quais nunca antes vistas fora da Suécia, bem como imagens exclusivas dos seus filmes estão disponíveis num livro editado pela Taschen.

Antes da sua morte, em Julho de 2007, Ingmar Bergman concedeu à Taschen e à Max Ström acesso completo aos seus arquivos na Fundação Bergman. Ambas as editoras quiseram homenagear uma carreira de 60 anos, tornando públicos os arquivos daquele que é, para muitos, um dos melhores realizadores de sempre.

O livro de 592 páginas contém uma retrospectiva da carreira de Bergman, não só no cinema, como no teatro, onde foi responsável por mais de 170 peças. Como bónus o tomo vem acompanhado de um DVD com quase duas horas de documentários raros.

Segundo Kakutani, os filmes de Ingmar Bergman tratam de desejo, dor, religião e amor. Um mundo onde “a fé é ténue; a comunicação, elusiva; e o conhecimento próprio, na melhor das hipóteses, uma ilusão”.
O próprio realizador confessava: "Eu quero fazer filmes sobre condições, tensões, imagens, ritmos e personagens dentro de mim que, de uma forma ou de outra, me interessam."

2 comentários:

Sam disse...

A Taschen é, absolutamente, a melhor editora, a nível mundial, na produção e venda de filmes sobre arte.

E este «The Ingmar Bergman Archives» é uma autêntica obra-prima literária.

Convém não descurar a edição que foi feita acerca da filmografia de Stanley Kubrick.

Cumprimentos.

Sam disse...

Pequena correcção ao post anterior: em vez de "filmes", queria dizer "livros".

Desculpas pelo lapso...