19 dezembro 2008

Garganta Funda (1913-2008)


Morreu o Garganta Funda. Era, na altura do Watergate, director-adjunto do FBI. Chamava-se William Mark Felt e foi a fonte secreta de Bob Woodward e Carl Bernstein, os dois jornalistas do Washington Post que denunciaram o escândalo.

Graças às informações confidenciais de Mark Felt, Woodward e Bernstein puderam provar o papel da Administração do presidente Richard Nixon num assalto à sede do Partido Democrata no edifício Watergate, em Junho de 1972, para fotografar documentos e instalar aparelhos de escuta.
O escândalo e as tentativas da Casa Branca para encobrir o caso levaram à demissão de Richard Nixon, o primeiro presidente dos Estados Unidos a ser obrigado a fazê-lo, em Agosto de 1974.

Em 2005 a revista Vanity Fair revelou a identidade do famoso Garganta Funda.

No mês passado, Woodward e Bernstein visitaram Felt, em Santa Rosa (Califórnia). Foi a primera vez que Bernstein se encontrou cara a cara com Felt, já que, durante o caso, Felt apenas se encontrava com Woodward.

Felt nasceu a 17 de Agosto de 1913, em Twin Falls (Idaho). Chegou a Washington nos princípios dos anos 40 e entrou para o FBI em 1942. Trabalhou na secção de espionagem da agência durante a II Guerra Mundial e depois percorreu outras seccções. Ascendeu a número três do FBI em 1971.

Sem comentários: