06 dezembro 2008

Stand by

Há algo em todo este processo que cheira mal. O ministério quer a todo o custo salvar a face, embora há muito se tenha percebido que não tem face, apenas lados de uma grotesca máscara. Negociar assim é muito complicado. Mas vamos acreditar no Menino Jesus, mais não seja por estarmos na quadra dele. No entanto, conservemos a desconfiança. O ministério quer evitar formas de luta que mexam com a avaliação dos alunos. E atrasar o processo com mais algumas manobras de diversão. Já todos sabemos que a especialidade da ministra e dos secretários de Estado reside no jogo do faz de conta.
No mesmo dia em que a plataforma desconvoca greves, o ministério vem com mais jogo sujo. A data da reunião é estupenda. Dar-lhe-á mais uns dias de espaço. Depois são as férias de Natal dos alunos. Contas feitas, um mês para apurar novas técnicas de guerrilha institucional - porque se há alguém que tem feito guerra suja é a ministra. A sua formação gauche deixa-a à vontade para usar os estratagemas mais ínvios.
Entretanto nos Açores, os sindicatos ou porque estão comprometidos ou porque não possuem habilidade negocial são exemplarmente manobrados pela nova titular da Secretraria da Educação e nem tugem nem mugem. Lindos meninos.

Sem comentários: