18 dezembro 2008

Esperar que volte a sorrir


Vinte e três horas horas foi o tempo que uma equipa de cirurgiões da Cleveland Clinic, em Ohio (EUA), demorou para reconstituir o rosto de uma mulher americana, transplantando-lhe ossos, dentes, músculos e nervos.
A mulher operada sofria de um traumatismo severo que lhe custou um olho, grande parte do nariz e a sua maxila superior. A paciente tinha dificuldades em respirar, cheirar, comer e sorrir.
Os médicos transplantaram (animação aqui) a pele, todos os músculos da cara na parte superior e mediana da cara, o lábio superior, o nariz, a maioria das cavidades à volta do nariz, a maxila superior incluindo dentes, e nervos faciais.
Esta é a quarta operação do género realizada no mundo inteiro. Em 2005, cirurgiões franceses substituíram a face de uma mulher depois da mesma ter sido atacada pelo seu próprio cão.
Em 2006, médicos chineses fizeram um transplante a um homem de 30 anos, vítima da violência de um urso. Em 2007, um homem de 29 anos, que sofria da doença de Von Recklinghausen, cuja face estava deformada, também foi alvo de uma cirurgia de transplantação.
Fonte: JN

Sem comentários: