18 dezembro 2008

Os segredos de A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana



"A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana" é um quadro de Leonardo da Vinci. O quadro está exposto no Museu do Louvre, em Paris.

"A Virgem, o Menino Jesus e Santa Ana" é uma pintura de grandes dimensões que retrata a Virgem Maria sentada ao colo da mãe, Santa Ana, e o menino Jesus a brincar com um cordeiro, numa cena intimista da vida familiar dos personagens em plena natureza. No reverso da pintura, os especialistas descobriram, através de câmaras de infravermelhos, desenhos traçados em painéis de madeira constituídos por quatro pranchas verticais.

E como tudo que seja de Leonardo é raro, a descoberta de uma cabeça de cavalo, metade de um crânio humano e de um menino Jesus com um cordeiro deixaram os especialistas particularmente excitados. A figura descoberta do menino Jesus com o cordeiro, com 15 centímetros de altura poderá ter sido um esboço para o representado no próprio quadro.

Aquilo que terá sido um gesto económico de Leonardo toma agora as proporções de uma festa. O mundo é um lugar estranho e as celebridades um precioso objecto erótico.

Sem comentários: