25 dezembro 2008

Harold Pinter (1930-2008)


O Prémio Nobel da Literatura 2005, Harold Pinter, morreu ontem à noite, aos 78 anos de idade.

Pinter nasceu em Londres, a 10 de Outubro de 1930. Começou a sua carreira como actor e escreveu a primeira peça de teatro em 1957. É, para muitos, o maior representante do teatro dramático inglês da segunda metade do século XX.

Para ver mais sobre este dramaturgo, pode dar um passeio até aqui, ou aqui, ou aqui.
Diz Eric Kahane sobre Pinter: "O teatro de Harold Pinter revela um universo singular, cómico e aterrador, feito de sub-entendidos, mal-entendidos ou puros equívocos. Nele observa-se, como se fosse ao microscópio, personagens que vegetam confusamente, de quem quase nada se sabe e que, de repente, explode num confronto em que as palavras são armas mortais. Estamos no reino do falso para se atingir uma verdade que é ainda mais falsa. As perguntas que se colocam não são aquelas que nos vêm à cabeça e a resposta, ou a recusa de responder limita-se a aumentar o abismo da incompreensão. O pudor torna-se violência, o sorriso ameaça, o desejo impotência, a vitória desfaz-se."
Segundo o comunicado da Academia Sueca de há três anos, «no cenário típico de Pinter estão seres que se defendem contra intrusões ou contra os próprios impulsos, entrincheirando-se numa existência reduzida e controlada». «Outro tema principal é o carácter fugitivo e inalcançável do passado», prosseguia a nota de anúncio do vencedor da Academia.
Desde 1973, Pinter também era conhecido como um fervoroso defensor dos direitos humanos.
Além de teatro (podem ver lista num dos links acima referidos), escreveu novelas radiofónicas e argumentos para cinema e televisão. Entre os seus trabalhos mais conhecidos nesta área estão 'The Tailor of Panama' ('O alfaite do Panamá', 2001),' The Handmaid's Tale' (1990), 'Accident' (1967), 'The French Lieutenant's Woman' ('A mulher do tenente francês',1981) ou 'Breaking the Code' (1996).

Sem comentários: