02 dezembro 2008

Especialistas e pais do lado dos professores

O clima da aula ou o clima da escola pode afectar a qualidade das aprendizagens e, actualmente, existem vários factores para que esse clima seja afectado, constata Maria Dulce Gonçalves, psicóloga educacional e professora na Universidade de Lisboa.
"Os professores estão muito cansados e preocupados, muitos estão emocionalmente afectados e os alunos são o espelho de tudo isso", explica. A investigadora sabe que os professores estão a dar as aulas, a cumprir as suas obrigações, contudo, sobrecarregados.
O psicólogo clínico Carlos Céu e Silva confirma que os professores "estão muito perturbados". Na Associação Olhar, em Lisboa, o médico acompanha vários docentes que "sofrem com a pressão da escola, dizem que se sentem desvalorizados. Os alunos são contagiados por este desânimo, são afectados no acesso ao conhecimento, porque os professores estão preocupados com outras questões que não o ensinar, porque não se sentem reconhecidos".
O clima da escola é essencial para a qualidade do ensino e para o sucesso dos alunos e tudo isto pode estar comprometido por causa dos vários problemas com que a escola pública se debate, dizem os especialistas. Esta situação preocupa os pais, que exigem que toda a "perturbação" seja ultrapassada.
[Fonte: Público]

Sem comentários: