19 dezembro 2008

A ciência põe em causa lugares comuns


Vários mitos foram destruídos num artigo escrito por Rachel Vreeman e Aaron Carroll da Univesidade do Indiana, em Indianapolis, publicado na última edição do British Medical Journal.

Devemos estar atentos às evidências que suportam os nossos conselhos, diz o artigo. Para além do calor que se liberta a partir da cabeça, caem por terra outros mitos como o que diz que o açúcar torna as crianças hiperactivas, que comer à noite engorda mais e que há receitas que curam as ressacas.

A velha teoria que diz que a maioria do calor sai da cabeça nasceu, segundo os investigadores, no exército norte-americano. Um manual escrito nos anos de 1970, recomenda cobrir a cabeça quando está frio já que 40 a 45 por cento do calor corporal é libertado pela cabeça. Segundo os autores, se isto fosse verdade, teríamos tanto frio sem um chapéu como sem umas calças. O mito nasceu de uma interpretação errada de uma experiência feita no Árctico pelo exército norte-americano na década de 1950. No estudo, os voluntários estavam vestidos com fatos para o frio, e eram expostos a temperaturas muito baixas. Como só tinham a cabeça destapada, a maioria do calor tinha que sair obrigatoriamente pela cabeça.

Segundo o artigo, uma dúzia de estudos não consegue relacionar o comportamento das crianças com a ingestão de açúcar. Parece que a crença é um produto da imaginação dos pais. “Quando os pais pensam que as crianças tomaram alguma bebida com açúcar, mesmo que seja sem açúcar, avaliam o comportamento das crianças como sendo mais hiperactivo”, escreve o estudo.

Diz ainda que uma alimentação nocturna não torna ninguém mais gordo. Apesar de um estudo mostrar que as mulheres obesas tendencialmente comem mais à noite, segundo o artigo “as mulheres obesas não se alimentam só à noite, também fazem mais refeições, e ingerir mais calorias faz ganhar peso, a qualquer hora”.

O artigo refere ainda que a única receita para prevenir uma ressaca é beber menos álcool, já que tanto alimentos como químicos não conseguem curar o mal estar e as dores de cabeça.

Sem comentários: