03 março 2009

A morte em massa das baleias


Ontem, o cenário era desolador na praia da pequena ilha de King, no sul da Austrália. Podiam-se ver perto de 200 baleias-piloto e uma dezena de golfinhos a gemer, presos no areal, longe do mar que os ali deixara.

Segundo a imprensa local, pelo menos 48 foram salvas, incluindo uma baleia bebé que teimava em voltar à praia. Para além dessas, cinco golfinhos foram empurrados para a água com vida. A mesma sorte não tiveram outros 140 daqueles mamíferos que morreram na areia.

As autoridades estão agora preocupadas com outras baleias que apareceram perto da ilha. Cerca de 400 baleias - 80 porcento das baleias encalhadas na Austrália - deram à costa na Tasmânia, nos últimos quatro meses.

Dizem os cientistas que os cetáceos se sentem atraídos pelo radar dos grandes navios ou que seguem os líderes enfermos e desorientados por danos auditivos, acabando por morrerem em grupos.

2 comentários:

Anónimo disse...

oi continue assim publicando coisas novas sabe vc é um bom jornalista parabens mas de um espaço grande a publicações de danos na natureza em sua capa ta de eliom moreira ruas entre no meu blog não é tão bom quanto o seu mais vc me da uma dica é http://odiariodoeliom.blospot.com/

Anónimo disse...

quem sabe não são testes nucleares submergidos na costa pacifica entre japão e australia, que seria a causa do tsunami de hoje no japão?? reação em cadeia....baleiaS MORREM e uma semana depois um tsunami dessa magnitude??? muito estranho.....