09 março 2009

A maldição de Shakespeare


Ao tempo a daguerreotipia ainda não fora inventada, tão-pouco a fotografia. Por isso, para se conhecer as fuças de algum ilustre (financeiramente abonado) só através da arte do pincel.
De Shakespeare conhecem-se vários retratos, mas nenhum pintado em vida do autor. Pelo menos até há pouco. É que acaba de ser divulgado um retrato de William, com a linda idade de 46 anos, em fundo azul.
O dito cujo estive a monte entre as muitas pinturas da família Cobbe. O quadro dos Cobbe passou por um exame de raios-X, outro de infravermelhos e um terceiro centrado na antiguidade da madeira utilizada pelo retratista para se conhecer a data em que foi pintado.
Desses estudos concluiu-se que o retrato data de 1610, quando o poeta inglês tinha 46 anos, ou seja, seis antes da sua morte.
Do pintor nada se sabe, ainda que o conservador da Colecção Cobbe, Mark Broch, tenha dito que é possível "que o pintor pusesse o seu nome no marco, embora este tenha desaparecido".
O retrato agora apresentado mostra um Shakespeare com pêra, sem argola na oreja esquerda -adorno que aparece noutros retratos- e com um nariz comprido, tudo em fundo azul, sobre o qual estão inscritas, na parte superior, as palavras Principium amicitias.
As amizades são assim, íntimas e durante séculos esconderam-no muito bem escondido.

Sem comentários: