31 outubro 2008

Casa onde nasceu Manuel de Arriaga


Foto de Geocrusoe

A “Casa das Florinhas” (Horta), edifício da Travessa de S. Francisco/Rua do Arco, é o lugar onde nasceu o primeiro Presidente da República, Manuel de Arriaga (1840-1917).


Por decisão do Governo Regional, a casa passou a integrar a lista de imóveis de Interesse Público dos Açores.


O primeiro Chefe de Estado republicano nasceu a 8 de Julho de 1840 numa casa actualmente em posse da Diocese de Angra, que já serviu de Centro de Acção Social Católica e de Lar Académico da Horta, uma instituição de acolhimento para alunos de fracos recursos do Pico, São Jorge, Graciosa, Flores e Corvo que viajavam para o Faial para completar estudos secundários.


A “Casa das Florinhas” encontra-se em estado avançado de deterioração, pretendendo o Executivo promover a sua recuperação para execução de um projecto museológico evocativo da República.


O imóvel constitui um “exemplar de valor representativo de uma memória colectiva que não pode desaparecer e um verdadeiro testemunho de vivências e de factos históricos, indissociáveis da reabilitação histórica de Manuel de Arriaga”, considera o Governo.


Na resolução que o integra na lista de imóveis de Interesse Público, acrescenta tratar-se de um edifício “intimamente ligado à história dos Açores, que se impõe recuperar para que, num espaço povoado pela memória do primeiro Presidente da República Portuguesa, seja possível reflectir sobre o ideário republicano, mostrando o passado, explicando o presente e sugerindo o futuro”.


1 comentário:

Carlos Faria disse...

ainda bem e foi interessante ver, no ano passado, como a denuncia da situação percorreu um conjunto de blogs nacionais que transcreveram o post que então fiz