11 outubro 2008

Olhando para a Natureza aprende-se


Cientistas americanos pegaram no conhecimento que tinham das patas das osgas e criaram um adesivo extremamente poderoso. Como? Reproduzindo os milhões de pêlos microscópicos elásticos, chamados sétulas, dispostos numa determinada ordem que as osgas possuem, através do alinhamento vertical de nanotubos de carbono rígidos cobertos por uma camada de nanotubos entrecruzados.

Essa combinação de nanotubos produziu uma força de compressão capaz de aderir a uma superfície lisa vertical. A força do sistema é quase dez vezes superior ao das patas das osgas.

O fenómeno é explicado em física quântica pela teoria das forças de van der Waals, o físico holandês Johannes Diderick van der Waals, laureado com o Prémio Nobel da Física de 1910. Essas forças consistem numa interacção eléctrica de fraca intensidade entre átomos, moléculas, ou entre uma molécula e um cristal. A resistência da força de compressão manteve o adesivo de nanotubos agarrado com grande força a uma superfície vertical, mas foi possível despegá-lo facilmente ao ser puxado numa certa direcção.
Fonte: Público

Sem comentários: