16 outubro 2008

Tiktaalik roseae, an old friend




Em 2004, no Canadá, os investigadores depararam-se com o Tiktaalik roseae, que, dois anos depois, se tornou uma celebridade. O mundo descobria que tinham sido encontrados uns restos fossilizados que mostravam um elo na passagem dos peixes para os tetrápodes.


Os tetrópodes são os vertebrados que colonizaram a terra e deram origem aos anfíbios, répteis, aves e mamíferos.


A anatomia interna do crânio do fóssil mostra os passos intermédios da transformação das estruturas que levaram animais incapazes de mexer a cabeça a seres que não precisam de água para se sustentar.


O vertebrado viveu há cerca de 375 milhões de anos no Devónico. Era um predador com 1,80 metros e vivia em águas pouco profundas. Os ossos foram descobertos em 2004 na ilha de Ellesmere, no Canadá. Tinha o crânio, o pescoço, as costelas e parte dos membros como os tetrápodes, mas as mandíbulas primitivas, as escamas e as guelras eram iguais aos dos peixes.


A cabeça do Tiktaalik tinha uma construção mais sólida do que os seus antepassados e era móvel relativamente ao resto do corpo, o que permitia sustentar-se no leito dos cursos de água. O fóssil tinha um osso mandibular que nos peixes coordena o movimento, a alimentação e a respiração, mas muito reduzido. Nos tetrápodes a estrutura também é mínima e evoluiu para um dos ossos do ouvido. Todas estas mudanças foram essenciais para o que estava por vir, a colonização da terra.

Sem comentários: