09 janeiro 2009

De cuecas no metro de Lisboa



Andar sem calças no Metropolitano de Lisboa é o objectivo de uma acção flash mob marcada para amanhã, com início na estação de Telheiras.
O flash mob começou em 2002 em Nova Iorque, tendo-se espalhado por várias cidades mundo fora. É uma iniciativa marcada para lugar público e previamente combinada por mail, SMS ou outra modalidade virtual.
Há um código de conduta a seguir. Uma das regras mais importantes é manter a compostura e aparentar normalidade.
Quando o comediante Charlie Todd promoveu o primeiro No pants! no metro de Nova Iorque, em 2002, foi só ele e meia dúzia de amigos a viajarem em cuecas. Inquiridos por outros passageiros sobre o que se estava a passar, o grupo de Charlie Todd respondia "Imagino que toda a gente esteja encalorada" ou então "Bolas, nem reparei que não vesti as calças".
Risinhos e olhares cúmplices são vivamente desaconselhados.
Em 2006, alguns polícias nova-iorquinos mais diligentes resolveram evacuar uma carruagem onde seguiam vários participantes e prendê-los por conduta desordeira. Mais tarde, a justiça ilibou-os.
O grupo que organiza o Sem Calças em Portugal, o ImprovLisboa, sugere o uso roupa interior especial, mas por favor nada que transmita a mensagem 'Vesti esta roupa interior porque estou a fazer uma cena bué marada e parva!'. O objectivo é os passageiros verem que são pessoas normais, apenas sem calças. Propõem também que se leve um livro, um jornal, uns auscultadores, etc.
Nada de fios dentais, boxers transparentes ou outra roupa mais ousada: a finalidade não é atentar ao pudor alheio, mas sim "causar situações de caos e alegria no dia cinzento dos habitantes de Lisboa".
Não vale aparecer de collants nem de calções.
Um dos últimos happenings do ImprovLisboa foi uma batalha de almofadas que juntou duas centenas de pessoas na Alameda Afonso Henriques, jovens na sua maioria. Depois disso foi levado a cabo um flash mob de dimensões bastante menores: várias pessoas foram às compras a uma loja de roupa no centro comercial Vasco da Gama, primeiro fazendo tudo em câmara lenta, depois paralisando os movimentos durante vários minutos, em diferentes posições - uns esticando o pescoço para a prateleira dos ténis, outros mirando saias ao espelho.

1 comentário:

Sara M. disse...

vamos ver se com este frio há muita adesão..