12 janeiro 2009

Fotocópias e lição de moral


Não sei se é assim em todo o lado, mas ao ver a notícia do recurso massivo a fotocópias por parte dos professores das escolas profissionais, perguntei-me: e nas outras, que têm manuais, não se faz o mesmo?

Os alunos não têm capacidade auditiva (os próprios estudos americanos ou afins gostam de o confirmar). E não só não sabem ouvir como estudam apenas em vésperas de testes. À incapacidade de ouvir (bem notória nos estilos musicais mais apreciados) junta-se a incapacidade de ler (ao fim de 2 minutos já se baralham todos, já sentem carência de anúncio publicitário). Que resta? Um faz de conta que exige que tudo seja prática, pois como se sabe, tudo cai do céu pronto a usar. E as novas pedagogias gostam muito de apregoar a motivação (powerpoints, vídeos do youtube - mesmo que seja alguém a debitar discurso -, questionários de hot potatoes, ...) como se a motivação fosse algo extrínseco.

Aprender é cada vez mais um jogo de faz de conta, para que os Varas deste mundo possam continuar a receber aumentos para a reforma.

Se isto não é uma fábula deveria ser. Toca a pôr para aí uns animais e uns diálogos cheios de graça e já está.

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