10 janeiro 2009

O ambientalista Sócrates

Diz a notícia: Ingleses suspeitam de corrupção e fraude fiscal de ex-ministro de Guterres (José Sócrates) no licenciamento da construção do Freeport de Alcochete. Os outros suspeitos que terão estado na origem do desfalque à empresa de “outlets” são administradores do Freeport, autarcas portugueses, construtores e advogados.
O Freeport, construído numa Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo, foi viabilizado num dos últimos Conselhos de Ministros do Governo de António Guterres, durante o mês de Março de 2002.
O processo relativo ao espaço comercial do Freeport de Alcochete está relacionado com suspeitas de corrupção na alteração à Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo (ZPET) decidida três dias antes das eleições legislativas de 2002, através de um decreto-lei, e que terá sido mudada para possibilitar a construção da infra-estrutura que já tinha sido anteriormente chumbada por colidir com os interesses ambientais acordados entre Portugal e a União Europeia.
O caso tornou-se público em Fevereiro de 2005, quando uma notícia do jornal "O Independente", a escassos dias das eleições legislativas, divulgou um documento da Polícia Judiciária que mencionava José Sócrates como um dos suspeitos, por alegadamente ter sido um dos subscritores daquele decreto-lei quando era ministro do Ambiente.
O caso ainda não está esclarecido. Para já, as autoridades judiciais inglesas, que têm em curso uma investigação criminal sobre o licenciamento da construção do Freeport de Alcochete, têm uma lista de 15 suspeitos de corrupção e fraude fiscal, encabeçada por José Sócrates.
O nosso primeiro-ministro sempre foi um modelo de virtudes. Os negócios, ambientalistas, informáticos e outros, nunca (NUNCA!) têm nada a ver com o PS, muito menos com Sócrates. Já o PSD é um nunca mais acabar de trapalhada. E o CDS-PP não fica atrás.
São os únicos partidos que têm passado pelo governo, não são?

Sem comentários: