13 janeiro 2009

Catorze quadros do Prado vistos pela lupa do Google Earth


O Museu do Prado é um dos locais mais visitados de Espanha. Para quem não pode ir a Madrid pessoalmente, o Google Earth permite dar uma espreitadela ao espólio do museu através de um novo serviço, para ver algumas das pinturas mais famosas ali expostas. Catorze quadros vistos à lupa (com uma nitidez 1400 vezes maior do que a que obteria com uma câmara de 10 megapíxels). Que são:

«La crucifixión», de Juan de Flandes;

«El caballero de la mano en el pecho», de El Greco;

«Las Meninas», de Velázquez;

«El sueño de Jacob», de Ribera;

«3 de mayo», de Goya;

«La Anunciación», de Fra Angelico;

«El cardenal», de Rafael;

«El emperador Carlos V, a caballo, en Mþhlberg", de Tiziano;

«Inmaculada Concepción», de Tiépolo;

«El descendimiento», de Roger van der Weyden;

«El jardín de las delicias», de El Bosco;

«Las tres gracias», de Rubens;

«Autorretrato», de Durero;

«Artemisa», de Rembrandt.

As pinturas foram fotografadas em elevada resolução contendo 14.000 milhões de pixels (14 Gigapixels). Com esta elevada resolução, qualquer utilizador poderá visiualizar detalhes como a pequena abelha na flor na obra “As três Graças” (Las Tres Gracias), lágrimas nas figuras da obra “A Deposição da cruz” e complexas figuras em “O Jardim das delícias”.
O Google Earth disponibiliza ainda modelos em 3D que permitem visitar o Museu do Prado, oferecendo uma visita guiada aos utilizadores como se estivessem no local. Para tal, bastará seleccionar a opção edifícios 3D e escrever 'Prado' na opção “voar para” na caixa de pesquisa.

Sem comentários: