Um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Valência (UV), que acaba de ser publicado na revista Animal Cognition assegura que os escaravelhos possuem um sistema rudimentar de cálculo.
O processo simbólico de contar, que nos permite calcular o número de objectos num conjunto utilizando a lista dos números inteiros, depende de conceitos e processos cognitivos complexos relacionados com a linguagem. No entanto, investigações recentes sugerem que as capacidades matemáticas dependem também de mecanismos inatos (não aprendidos) que se verificam em bebés (em fase pré-verbal). Assim o caso do chamado "sistema aproximado do número", que permite a crianças de mais de seis meses avaliar as partes de um todo de forma aproximada e parece ser o rudimento cognitivo que nos permite aprender a contar de forma simbólica.
Segundo os investigadores do Instituto Cavanilles de Biodiversidade e Biologia Evolutiva da UV, esse mesmo processo pode ser encontrado no escaravelho da farinha (Tenebrio molitor).
Até agora, o "sistema aproximado do número" apenas tinha sido descrito em reçação a alguns mamíferos (sobretudo ratos e primatas), em aves (pombas, galhinhas e papagaios), em alguns peixes e numa espécie de anfíbio.
Por isso, as descobertas agora realizadas, além de fundamentais para aprofundar o estudo das capacidades cognitivas dos animais, sugerem que a origem do "sistema aproximado do número" pode ser mais antiga do que se tinha suspeitado até ao momento.
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