13 janeiro 2009

A calculadora dos escaravelhos


Um estudo elaborado por cientistas da Universidade de Valência (UV), que acaba de ser publicado na revista Animal Cognition assegura que os escaravelhos possuem um sistema rudimentar de cálculo.

O processo simbólico de contar, que nos permite calcular o número de objectos num conjunto utilizando a lista dos números inteiros, depende de conceitos e processos cognitivos complexos relacionados com a linguagem. No entanto, investigações recentes sugerem que as capacidades matemáticas dependem também de mecanismos inatos (não aprendidos) que se verificam em bebés (em fase pré-verbal). Assim o caso do chamado "sistema aproximado do número", que permite a crianças de mais de seis meses avaliar as partes de um todo de forma aproximada e parece ser o rudimento cognitivo que nos permite aprender a contar de forma simbólica.

Segundo os investigadores do Instituto Cavanilles de Biodiversidade e Biologia Evolutiva da UV, esse mesmo processo pode ser encontrado no escaravelho da farinha (Tenebrio molitor).

Até agora, o "sistema aproximado do número" apenas tinha sido descrito em reçação a alguns mamíferos (sobretudo ratos e primatas), em aves (pombas, galhinhas e papagaios), em alguns peixes e numa espécie de anfíbio.

Por isso, as descobertas agora realizadas, além de fundamentais para aprofundar o estudo das capacidades cognitivas dos animais, sugerem que a origem do "sistema aproximado do número" pode ser mais antiga do que se tinha suspeitado até ao momento.
Fonte: El País e ABC

Sem comentários: