08 janeiro 2009

Da leptina ao buphenyl e ao ácido tauroursodesoxicólico


Quando, há pouco mais de 13 anos, se descobriu a leptina – hormona produzida pelos tecidos adiposos que regula as reservas de gorduras no organismo e diz ao cérebro para “desligar” o apetite –, pensou-se ter descoberto o caminho para o medicamento-milagre contra a obesidade. Só que o cérebro das pessoas obesas (e dos ratinhos) revelou-se insensível à leptina. Possivelmente por, nas células do hipotálamo (região cerebral onde a leptina actua), a estrutura que fabrica as inúmeras proteínas de que a célula precisa não conseguir “dar conta do recado” e falhar a produção da molécula que supostamente receberia o sinal da leptina.

Pensa-se agora ter descoberto um modo de aliviar essa situação de stress celular: duas substâncias, os chamados Buphenyl (4-PBA) e ácido tauroursodesoxicólico (TUDCA).

Os dois medicamentos, o Buphenyl e o TUDCA já obtiveram sinal verde do Food and Drug Administration, a agência federal de medicamentos e produtos alimentares americanos.
O Buphenyl é prescrito para tratar disfunções do fígado e a fibrose cística. O TUDCA é usado há séculos na medicina chinesa tradicional e aplicado para curar doenças hepáticas.

1 comentário:

Anónimo disse...

SOU DE SÃO PAULO BRASIL COMO POSSO COMPRAR O BUPHENYL E TUDCA , FAVOR ENVIAR-ME RESPOSTA ''RODISLAINE''


EMAIL:dila.olmo@uol.com.br