15 abril 2008

Wo Gott der Herr nicht bei uns halt


Uma composição para órgão de Johann Sebastian Bach, desconhecida até agora, foi descoberta por musicólogos, anunciou hoje a universidade Martin-Luther em Saxe-Anhalt, leste da Alemanha. Trata-se de uma fantasia em torno da cantata sagrada "Wo Gott der Herr nicht bei uns halt", de que se conheciam apenas os cinco primeiros compassos.

"A descoberta enriquece consideravelmente o nosso conhecimento acerca das primeiras obras de Bach", disse Wofgang Hirschmann, do Instituto de Música da Universidade Martin-Luther.

Investigadores descobriram o resto da composição graças a uma cópia escrita por um antigo cantor da igreja Sainda-Thomas de Leipzig, onde Bach era organista, depositado na biblioteca universitária de Halle. Peritos dos Arquivos de Bach em Leipzig estudaram a peça e confirmaram que se tratava de uma obra do mestre da música barroca, composta provavelmente entre 1705 e 1710.

Desde a reunificação da Alemanha, em 1990, que aparecem regularmente composições desconhecidas de Bach que teve uma influência decisiva no desenvolvimento da música ocidental.

Sem comentários: