17 abril 2008

Água: autoclismos e outros consumos


Cada português usa diariamente, em instalações sanitárias e autoclismos, uma média de 110 litros de água com qualidade para consumo humano que poderiam ser substituídos por águas de esgoto depuradas, defende um especialista, engenheiro civil e sanitarista.

Estima-se que cada pessoa gaste cerca de 120 litros de água por dia, nas suas diversas actividades diárias. Nos dias úteis da semana, há um menor gasto de água, uma vez que as famílias passam grande parte do dia fora de casa, devido ao trabalho ou à escola. No entanto, os consumos diários de uma habitação de uma família de 3 pessoas são, em média, os seguintes:

Higiene pessoal (banhos, duches, lavagens de mãos e dentes, gastos em torneiras no geral): 52% (cerca de 187 litros)

Descarga de autoclismo: 31% (cerca de 110 litros)

Lavagem de roupa (uma lavagem na máquina de lavar roupa): 8% (cerca de 50 litros) – de referir que uma máquina de lavar roupa por lavagem gasta cerca de 50 litros

Lavagem de loiça (uma lavagem na máquina de lavar loiça): 2% (cerca de 7,2 litros) – de referir que uma máquina de lavar roupa por lavagem gasta cerca de 30 litros

Perdas e fugas (gasto de água por mau funcionamento dos acessórios, essencialmente torneiras): 4% (cerca de 14 litros)

Preparação de alimentos, alimentação e ingestão directa de água no organismo: 3% (cerca de 10 litros);

Os consumos diários fora da habitação são:

Rega de plantas em vasos, no jardim, quintais ou hortas, lavagem de veículos, lavagem de pátios, enchimento de piscinas. Estes consumos variam, uma vez que dependem da tipologia da habitação, dos hábitos dos consumidores (no caso das hortas) e da estação do ano, gastando-se cerca de 4% da água total gasta na habitação.

Sem comentários: