18 abril 2008

Documentário sobre o Estado Novo


"Crime Continuado" é um documentário sobre os 48 anos de ditadura em Portugal. Estreia a 25 de Abril no Canal História. Além de testemunhos de presos políticos, imagens da época e fotografias de arquivo inéditas, o documentário introduz alguns dados novos.

Dividido em dois episódios de 50 minutos cada, o primeiro faz um enquadramento histórico das ditaduras que surgiram depois da Primeira Guerra Mundial e fala da repressão e violação dos Direitos Fundamentais durante o Estado Novo. No segundo episódio são recordados os métodos de tortura e alguns episódios curiosos como uma fuga da prisão de Caxias num carro de Salazar.

"Crime Continuado" fala também das presidenciais de 1958 e da candidatura de Humberto Delgado, contando com o depoimento de Frederico Delgado Rosa, neto do general, que defende uma nova tese sobre a morte do seu avô, numa biografia a lançar em breve. Para Frederico Delgado Rosa, o general terá sido espancado até à morte e não assassinado a tiro.

2 comentários:

Anónimo disse...

É claro que este documentário da esquerdalha que governa Portugal desde à abrilada de à 34 anos vai ser completamente tendencioso e parcial. Nem pretendo ver..pra quê? para ver mentiras? Ainda muita gente vai chorar por Salazar neste país cada vez mais deprimido e desgovernado por todos desde a dita abrilada. É uma opinião partilhada por muita gente.. por quem tem olhos para ver e cérebro para pensar. Agora podem vir os meninos do costume,a esquerda do croquete mandar pedras..

pisca de gente disse...

Tendencioso? porquê? Nós aqui não somos futurólogos e não conhecemos a equipa que produziu e realizou o documentário, mas alguns de nós tiveram oportunidade de viver antes de 1974 e sabem como o país era pobre, atrasado (e ainda não recuperou, nem pouco mais ou menos) e triste. A emigração era o pão nosso de cada dia. A guerra matava outro tanto de gente. A fome estendia-se por todo o território continental e insular.
Faz ideia do quanto Portugal, mau grado os problemas que persistem, está diferente para melhor? E agora podemos estar aqui num blogue a discutir isso. No tempo anterior ao 25 de Abril de 1974, seria impossível, como actualmente o é na China e em muitos outros países.

Pisca de Gente