22 abril 2008

Dia da Terra


O Dia da Terra foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Tal acontecimento levaria à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA). A partir de 1990, o dia 22 de Abril foi adoptado mundialmente como o Dia da Terra, dando um grande impulso aos esforços de reciclagem a nível mundial.

Que melhor forma de o comemorar do que dar conhecimento da feliz iniciativa "Estrada da Ciência" do Centro Ciência Viva de Estremoz.

É que os cerca de 4570 milhões de anos da história da Terra vão ser representados através de uma coluna estratigráfica do planeta, entre Estremoz e Évora, numa iniciativa única no mundo com esta dimensão. A ideia e o projecto partiram do Centro Ciência Viva de Estremoz que pretende representar, em cada um dos 45,7 quilómetros que separam as cidades de Estremoz e Évora, cerca de 100 milhões de anos. "A ideia é colocar em Estremoz a representação do começo do colapso da nebulosa solar (a formação da terra) e continuar a evolução no sentido de Évora, de tal forma que o aparecimento do Homem fique representado nesta cidade".

Sem comentários: