15 abril 2008

Planeta azul?


Os glaciares e as neves de montanha estão a derreter mais cedo do que o previsto no calendário. O aumento das temperaturas é o responsável por este fenómeno, que pode tornar cada vez mais difícil sobreviver a Verões secos.
“Isto é uma bomba relógio”, disse a hidrologista Carmen de Jong no encontro de cientistas da terra que está a acontecer em Viena, “em algumas áreas em que os glaciares são pequenos, eles podem desaparecer dentro de 30 ou 50 anos. E uma fonte de água muito segura, especialmente para os meses de Verão, pode deixar de existir”, diz a cientista.
No mundo, o Médio Oriente, a região sul de África, os Estados Unidos, a América do Sul e o Mediterrâneo são as zonas que estão mais em risco pela falta de água, quer para beber, quer para a agricultura, que utiliza cerca de 70 por cento da água derretida.
O desconhecido é tão assustador como o que se conhece. De Jong refere que são poucos os cientistas a estudar esta temática, “as montanhas são caixas negras, existe muita informação que não está contemplada nos nossos modelos”. Segundo a investigadora, o mundo olha para as montanhas como locais que têm água em todo o sítio e durante todo o ano, “as pessoas acham que podem utilizar a água constantemente”.

Sem comentários: