30 junho 2008

Correr o mundo de sofá em sofá ou o couchsurfing


O Projecto CouchSurfing (CS) é um serviço de hospitalidade com base na Internet. Em Abril de 2008 tinha cerca de 500000 membros em 226 países e territórios.

Em 1999, Casey Fenton registou o domínio couchsurfing.com com o intento de criar o projecto CouchSurfing. O sítio foi desenhado e registado por Casey Fenton Consulting. Em 2003, surgiu a organização sem fins lucrativos CouchSurfing International, Inc. criada por Casey Fenton.

A inscrição na organização é gratuita e pode ser obtida através de simples registo no sítio CouchSurfing.org (há alguns sítios que tentem usar a fama adquirida pelo CouchSurfing, por exemplo, a couchsurfing.net).

A actividade principal da organização é a troca de alojamento. Enquanto anfitrião, um membro oferece o alojamento a seu belo prazer. Enquanto surfer (convidado), o viajante pode procurar e pedir alojamento para o seu destino. O alojamento é inteiramente consensual entre o anfitrião e o convidado. A duração, a natureza e os termos para a estadia do convidado são acordados a priori para satisfazer ambas as partes. Não existem compensações monetárias excepto em determinadas situações (o convidado pode compensar o seu anfitrião pela comida).

"CouchSurfing procura ligar pessoas e lugares internacionalmente, criar trocas educacionais, fomentar consciência colectiva, espalhar a tolerância e o entendimento cultural. Ser uma comunidade que deseja um mundo melhor e que vê no surf de sofás um meio para atingir esse objectivo. O CouchSurfing não é mobília, não é encontrar alojamento gratuito por todo o mundo; é estabelecer ligações por todo o mundo. Abrir portas, vidas, corações. Abrir mentes e dar as boas vindas à sabedoria que a troca cultural oferece.

Quem já experimentou, diz ser absolutamente seguro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho dúvidas que seja "absolutamente seguro", mas que é interessante ...e barato, lá isso é.