12 junho 2008

Janela contra plasma



Segundo um estudo financiado pela Nacional Science Foundation e ontem publicado no Journal of Enviromental Psychology, o homem não está preparado para viver sem a natureza.

Para comprovar como reage o ser humano à natureza e à representação tecnológica, os investigadores recrutaram 90 estudantes e submeteram-nos individualmente a quatro tarefas mentais (provas de leitura e outras similares) enquanto monitorizavam o ritmo cardíaco. Trinta estavam sentados em frente a uma janela através da qual viam o campo, uma fonte e árvores. Um segundo grupo tinha como horizonte uma televisão de plasma que mostrava a mesma paisagem em tempo real. Finalmente, um último grupo apenas tinha a parede para ver. Ao mesmo tempo, uma câmara sincronizada com o monitor cardíaco registava os movimentos dos olhos dos participantes.

Os resultados são curiosos. O nível de stress dos que tinham plasma e a parede era substancialmente superior aos que entre cada tarefa podiam olhar pela janela. O ritmo cardíaco destes era inferior ao dos outros alunos. Algo que surpreendeu os investigadores, pois pensavam que o ecrã ficaria num ponto intermédio entre a janela e a parede. Afinal, a natureza é muito mais relaxante do que qualquer simulacro dela.

Sem comentários: