26 junho 2008

16 de Abril de 1178 a.C e a queda de Tróia


Fenómenos astronómicos mencionados na Odisseia, o célebre poema épico atribuído a Homero, coincidem com a descrição de um eclipse solar total, indica um estudo ontem divulgado pela Academia das Ciências dos Estados Unidos. Se as contas estiverem bem feitas, Tróia caiu a 16 de Abril de 1178 a.C.. Tendo em conta a raridade deste tipo de eclipses, a descrição do fenómeno feita por Homero leva os historiadores a datar a queda de Tróia, em função do que é relatado na Ilíada e na Odisseia, segundo a teoria do eclipse solar total. Teoria discutida há séculos por historiadores, astrónomos e helenistas, mas que nunca passou de hipótese, por falta de índices astronómicos que a sustentassem.

Os autores do estudo julgam ter descoberto pistas astronómicas na obra de Homero que podem contribuir para uma nova leitura histórica desse período, tal como explica Marcelo Magnasco, director do laboratório de matemática e física da Universidade Rockefeller (Nova Iorque) e co-autor da investigação publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Os cientistas procuraram em toda a Odisseia referências astronómicas específicas que pudessem ser associadas a datas precisas. O passo seguinte foi situar cada uma dessas referências em relação a uma data específica, a do regresso de Ulisses, quando ele mata os pretendentes que se aproveitaram da sua longa ausência para cortejar Penélope, sua mulher. Os cientistas identificaram quatro acontecimentos astronómicos específicos. No dia da morte dos pretendentes, Homero descreve, em várias passagens, a sombra provocada pela passagem da Lua à frente do Sol, que transforma o dia em noite. Seis dias depois do massacre, Homero diz também que Vénus é visível muito alto no céu.

Vinte e nove dias antes da matança, Homero indica que as constelações das Plêiades e do Boieiro podem ser observadas simultaneamente ao pôr-do-sol. Finalmente, 33 dias antes deste acontecimento, o poeta dá a entender que Mercúrio está numa posição elevada no céu ao amanhecer. Estes quatro fenómenos ocorrem em intervalos de tempo diferentes e nunca se repetem exactamente da mesma forma.

Os investigadores tentaram determinar uma data num intervalo de cem anos que englobasse a presumível data da queda de Tróia e correspondesse aos intervalos em que se produziram os quatro acontecimentos astronómicos mencionados na Odisseia.

A data a que chegaram foi 16 de Abril de 1178 a.C. "Se considerarmos como exacto o acontecimento da matança dos pretendentes, o dia do eclipse, poderemos deduzir que todos os acontecimentos descritos na Odisseia são historicamente exactos", sublinha o autor, que no entanto admite o carácter ainda hipotético das conclusões.

[Fonte: DN]

Sem comentários: