16 junho 2008

Três super-Terras no horizonte de um telescópio


Investigadores europeus anunciaram hoje ter descoberto um conjunto de três «super-Terras» a orbitar perto de uma estrela, e outros dois sistemas solares com pequenos planetas. Usaram um telescópio HARPS, em La Silla, observatório no Chile que alcança grandes distâncias para os encontrar. A descoberta indicia que planetas como a Terra podem ser bastante comuns.

«Será que todas as estrelas isoladas abrigam planetas, e se sim, quantos?», questionou Michel Mayor do Observatório de Genebra na Suíça. «Podemos ainda não saber a resposta mas estamos a fazer grandes progressos em direcção à resposta», sublinhou.

Os três planetas agora descobertos orbitam em torno de uma estrela ligeiramente mais pequena do que o Sol, a 42 anos de luz sul da constelação de Doradus e Pictor, mas são maiores do que a Terra. Um tem 4,2 vezes mais massa do nosso planeta. Outro 6,7 vezes mais. O terceiro cerca de 9,4 vezes mais.

Outro dado curioso é que um desses planetas completa o movimento de translação em apenas quatro dias, o segundo demora dez dias e o mais lento demora 20 dias.

[Fonte: Diário Digital]

Sem comentários: