03 junho 2008

Em Barcelona, médicos espanhóis reconstroem um pénis com tecido do antebraço


Cirurgiões da Fundación Puigvert e do Hospital de Sant Pau de Barcelona reconstruíram o pénis a um homem de 26 anos com tecido do antebraço. Tinham-no mutilado há cinco anos na guerra civil da Costa do Marfim. Com a operação, recuperou a função sexual e a sensibilidade. A operação durou dez horas e possibilitou a um senegalês da etnia mandinga poder voltar a urinar de pé, ejacular e ter orgasmos.

Um dos médicos responsáveis pela operação disse que para se reconstruir o órgão retirou-se uma língua de tecido subcutâneo do antebraço do paciente, que tem características similares ao do pénis, juntamente com duas artérias e dois nervos sensitivos. Reconstituindo-se o corpo do pénis, a uretra e a glande. Depois, uniu-se o novo pénis com a femoral e a veia safena, aproveitando os nervos para que o paciente recuperasse a sensibilidade. Assim, o homem recupera as suas funções fisiológicas, inclusivamente a possibilidade de vir a ter filhos (caso seja fértil).


Para já, o novo membro não tem capacidade eréctil, mas está previsto colocar-lhe, dentro de seis meses, uma prótese hidráulica para que possa ter erecções normais e praticar coitos com penetração.

A lesão tinha-o afectado física e psicologicamente: era uma pessoa muito introvertida, e deprimida. Agora pode voltar a ser um homem normal.

Sem comentários: