Craig Wylie ganhou o BP Portrait Award (da National Portrait Gallery, em Londres) com o retrato da namorada, Katherine Raw. Há seis anos que Craig anda a pintar a namorada e não é a primeira vez que concorre a esse prémio com um retrato dela. Mas foi desta vez que a sua obra intitulada K, um retrato a óleo em grande formato, se distinguiu entre as 1726 candidatas ao prémio. Craig Wylie não tem dúvidas: "Ela é muito mais bonita ao natural do que como eu a pintei." O seu quadro a óleo tem dois metros de altura e ele gosta da "tensão" que conseguiu transmitir na obra. "É um olhar quase fulminante e no entanto vulnerável", disse ao jornal The Guardian. Antes de chegar a este retrato final Craig Wylie fez duas tentativas de pintar a namorada em 2006. Só começou a pintar esta versão final o ano passado.
Há dois anos Katherine Raw ficou triste quando o namorado mandou para este concurso patrocinado pela BP para artistas com menos de 40 anos um retrato que ela sentia não mostrar "os seus melhores atributos". As palavras não são dela, claro. Quem disse isto ao jornal britânico Independent foi o artista plástico: a versão da retratada é diferente.
O retrato de Craig "era baseado numa fotografia que ele me tirou quando cheguei a casa depois do trabalho. Estava com fome e com frio. Era inacreditavelmente austero", contrapôs Katherine Raw. O quadro vencedor é para Katherine "honesto". A retratada confessou ao mesmo jornal que se tem sentido particularmente exposta nos trabalhos do seu namorado. "Principalmente neste", acrescentou mas apesar disso gosta do quadro. "Não me favorece mas ele conseguiu captar algo que eu não costumo mostrar às pessoas. E isso é fantástico." Craig Wylie está a pintar um outro retrato da namorada Prometeu-lhe uma imagem com menos rugas.
[Fonte: Público]
Sem comentários:
Enviar um comentário