06 junho 2008

Beja, cidade das centrais solares


A segunda maior central solar fotovoltaica em Portugal começa a ser construída na próxima semana em Ferreira do Alentejo (Beja), num investimento de quase 51 milhões de euros para produzir energia «limpa» durante 25 anos.

Com uma potência total instalada de 12 megawatts (MW) e 63.360 módulos fotovoltaicos, a Central Solar de Ferreira do Alentejo, o primeiro projecto fotovoltaico do grupo português de energias renováveis Generg, vai «nascer» num terreno de quase 60 hectares na Herdade da Chaminé.

A primeira fase de construção arranca durante a próxima semana e a central deverá começar a produzir de forma parcial «entre Dezembro deste ano e Janeiro de 2009», quando estiverem instalados os primeiros 6,6 MW, adiantou hoje à agência Lusa Hélder Serranho, administrador do grupo Generg.

O arranque da segunda fase está dependente da desafectação de cerca de 30 hectares da Herdade da Chaminé incluídos em Reserva Agrícola Nacional (RAN) e onde o grupo prevê instalar os restantes 5,4 MW. «A central poderá ficar concluída e começar a funcionar em pleno em Junho de 2009» para produzir 21,3 gigawatts/hora de energia «limpa» por ano, «cerca de 75 por cento do consumo anual energético no concelho de Ferreira do Alentejo», evitando assim a importação de sete mil toneladas de fuel (cerca de 48 mil barris de petróleo não refinado) e permitir poupar 12 mil toneladas de emissões de CO2.

A Central Solar de Ferreira do Alentejo será a segunda maior em Portugal, depois da Central Solar Fotovoltaica de Amareleja (a maior do mundo, que está em construção no concelho alentejano de Moura - Beja). Com uma capacidade instalada de 46,41 megawatts (MW), esta central começou a produzir energia de forma parcial em meados de Março e deverá começar a funcionar em pleno até final deste ano.

[Fonte: Diário Digital]

Sem comentários: