29 outubro 2011

Essa corja do economês

Que matriz mental é dominante entre os economistas? A matriz do lucro. Apenas isso: lucro. O resto são migalhas. Arrotam postas de bacalhau porque têm o rei na barriga.
No entanto, as mesmas luminárias rapidamente usam os jornais, rádios e televisões para fazer sentir o seu incómodo quando lhes mexem no bolso. Nessa altura desatam a protestar como gente grande. Mas esperam sempre que o povo português fique sereno. Sem a serenidade do povo não podem fazer os negócios lucrativos.
Estão sempre preocupados com "dividendos" e com os prejuízos dos "mercados". A vida dos concidadãos interessa-lhes pouco, a não ser que daí possam colher dividendos.
Por isso, estão todos de acordo que o cidadão pague uma dívida que não é sua, por exemplo o buraco do BPN. E não disfarçam o sorriso com a perda brutal de poder de compra senão mesmo com a ruína das pessoas.
Quando falam em crescimento da economia estão a falar de quê? De uma justa distribuição da riqueza? Ou tão-só de um venha a nós o vosso reino, que vós continuareis pobres e tontos?

Sem comentários: