04 junho 2009

Relações entre professores


Há quem pense que os professores gostam muito uns dos outros. Nada mais falso. Deve ser mesmo a profissão onde há mais pessoas a detestarem-se. Os efeitos disso têm sido reduzidos porque não havia aquilo que se tornará realidade caso o PS repita a maioria absoluta: o novo modelo de avaliação do Ministério da Educação.
Transcrevemos um excerto de uma notícia que mostra como o relacionamento entre professores é péssimo.
A 15 de Novembro de 2006, Brites Marques, professora de Educação Musical da EB 2,3 de Maceda, foi agredida pela mãe de um aluno nas instalações da escola, por ter chamado a atenção do filho que estava a riscar a mesa na sala de aulas. A professora acabou por dar entrada com uma taquicardia no Hospital de Ovar e, depois de assistida, apresentou queixa às autoridades policiais. Alguns meses depois, foi-lhe diagnosticada uma situação de stress pós-traumático.
No ano passado, o Tribunal de Ovar deu como provadas as agressões e condenou a mãe do aluno a sete meses de prisão com pena suspensa por um ano, pela prática de um crime de ofensa à integridade física, de um crime de injúria e outro de difamação.
Durante o julgamento, a docente revelou que, logo após as agressões, a então presidente do conselho executivo da escola, actualmente na reforma, não lhe prestou qualquer auxílio e socorreu a mãe. (Daqui).

Sem comentários: