13 junho 2009

Açores, americanos e poluição




Não bastava terem poluído a água e deixado restos nucleares espalhados pela ilha. Agora os norte-americanos querem transformar os Açores numa escola aérea, leia-se: querem uma área de mais de 274.300 quilómetros quadrados, a norte da ilha do Corvo, como base de treino dos F-22 e, no futuro, dos F-35.
Os aviões, que atingem velocidades supersónicas e têm sistemas de armamento muito sofisticados, terão como base as Lajes. Ou seja, quem viver na Terceira vai ter de sofrer regularmente o ruído e a poluição atmosférica desses brinquedos milionários. Além, claro, dos problemas que surgirão a pouco e pouco nas habitações, fruto da forte trepidação que se faz sentir à passagem das naves.
Tudo com o OK de Lisboa, que espera contrapartidas. Estas, como é sabido, têm sido enormes. Portugal tem ganho imenso com os americanos.
De resto, para o governo de Lisboa, na ilha Terceira vive pouca gente e à volta da base menos ainda. Afectadas serão apenas umas 30 mil pessoas. Nada de significativo, portanto. Se o número de depressões aumentar, se os cancros se multiplicarem, a culpa será, como é óbvio, dos cigarros ou até, quem sabe, das touradas. Dos aviões nunca. Isso é negócio e Portugal só lucra.

2 comentários:

Tiago R. disse...

E os cancros vão de certeza aumentar se os americanos utilizarem munições avançadas à base de urânio empobrecido e outros materiais radioactivos.

E já pensaram que estamos a tornar uma das nossas ilhas num alvo cada vez mais importante para eventuais ataques terroristas?

dario disse...

Caro Tiago voce ja leu outras noticias sobre este tema?É que esses treinos serao contituidos apenas por simulaçoes de combates aereos ou seja sem misseis nem bombas é tudo a "fingir".Ja agora esses testes que o senhor referiu apenas sao feitos em campos de tiro dentro dos EUA e esses campos sao enormes e estao entre os maiores do mundo feitos antgamente para testes nucleares.