11 junho 2009

75 anos de Mandrake


A 11 de Junho de 1934, saía a primeira tira de "Mandrake", criado por Lee Falk (1911-1999) - que em 1936 criaria também o Fantasma - e por Phil Davis (1906-1946), que se inspiraram no mágico (de carne o osso) Leon Mandrake, amigo de Davis.
Calmo, elegante, de bigodinho fino e belo porte, smoking, capa e cartola pretas, Mandrake aprendeu as suas artes hipnóticas na escola de magia de seu pai, Theron. Vive na sofisticada mansão de Xanadu, com a bela princesa Narda e conta sempre com a ajuda (física) de Lotário, possivelmente o primeiro negro da história da BD, caricaturado com as suas roupas de peles de animais.
No início usava a magia pura, mas esta desapareceu, por pressão de sectores cristãos, sendo substituída por dotes telepáticos e hipnóticos. E assim Mandrake enfrenta ladrões e extraterrestres.
Entre os seus principais inimigos, contam-se o seu gémeo Derek, o meio-irmão Lúcifer, mais conhecido como Cobra, e a associação criminosa "8".
O êxito dos quadradinhos levou Mandrake à rádio e ao pequeno ecrã logo em 1939 e nos anos 60 Fellini, amigo de Falk, chegou a pensar levá-lo ao cinema.

Sem comentários: