08 outubro 2008

O mundo é um lugar maravilhoso e perigoso: a «dúzia mortal»


Toda a gente tem medo de ladrões. Será que os ladrões também se temem uns aos outros?

Toda a gente tem medo dos terroristas. Os terroristas são gente banalíssima, cuja particularidade reside na fé: acreditam que a verdade mora nos intestinos e nos pulmões dos chefes deles.

Toda a gente tem medo de perder a propriedade, mesmo que a propriedade esteja, grosso modo, nas mãos de outrem, mormente dos bancos.

A gente é muito caguinchas. E pode juntar a todos esses medos, mais um: as mudanças climáticas. Não só por causa dos efeitos que podem ter sobre a propriedade, como também pelos riscos que pode acarretar para a saúde. (Olha, olha, a saúde, o tema preferido dos tugas).

«As alterações climáticas não se manifestam apenas nos seus efeitos mais visíveis, como é o degelo no Árctico e nos glaciares europeus, ou o prolongamento da época balnear nas praias mediterrânicas. A mudança climática causada pela concentração crescente de gases com efeito de estufa na atmosfera, terá também consequências directas na biodiversidade, com a extinção de espécies e a proliferação de outras. É no último caso que poderá haver implicações na saúde humana, com parasitas e insectos vários a expandirem os seus territórios e os seus efeitos negativos na saúde das populações humanas.

[...] Cólera, doença do sono, Ébola, tuberculose, febre amarela ou doença de Lyme, entre outras, estão à espreita, no horizonte das regiões desenvolvidas no hemisfério norte.»


Fonte: DN e Deadly Dozen

Sem comentários: