01 outubro 2008

O Gato das Botas do século XXI

Antigamente havia várias histórias assim: Fulano ou Beltrano conseguiam enganar meio mundo, fazendo-se passar por ricos. A mais famosa é, certamente, a do Gato das Botas que ao serviço do Marquês de Carabás conseguiu a proeza de enganar um ogre muito mau.
O ogre chama-se Crise Internacional. O Gato das Botas, Mário Lino. Garganta é coisa que não lhe falta, talvez por querer que sejamos todos marqueses. Diz ele "Nós temos uma linha de rumo e quando as dificuldades surgem temos que ter um comportamento de enfrentar essas dificuldades". Nós é o governo. E a linha de rumo já todos sabemos qual é: ganhar menos, apertar o cinto para que eles possam passear os seus despautérios pelas televisões, rádios e jornais.
E assim faz o governo pedagogia, dizendo a cada português: Gasta sempre acima das tuas possibilidades. Mente. Endivida-te e arranja esquemas.
Dizer isso a um povo que já tem esse discurso entranhado há gerações é ouro sobre azul. O único senão é que tudo isso mostra como a retórica de Sócrates é falsa e como o governo não resolve nada, apenas adia os problemas.

Sem comentários: